29/outubro (primeiro dia)

Orientador: M.Sc. João Flávio Bomfim Gomes

Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2016), especialista em Planejamento urbano e Regional e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes-UNIT(2002) e graduando em Bacharelado em Geografia pela Uninter. Analista A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, desenvolvendo Estudos Socioeconômicos com ênfase em Mercados e Territórios, Produção do Espaço e Desenvolvimento Rural Sustentável; e estudos de Prospecção, Avaliação de impacto e Adoção de tecnologias agropecuárias.

Prof. Dr. Ronaldo Haroldo Nascimento de Menezes

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1992), mestre em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutor em Meteorologia pela UFCG. Atualmente é prof. Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão. Atua nas seguintes áreas: Climatologia, Agrometeorologia, interação oceano-atmosfera, análise e previsão do tempo.

Profa. Dra. Rita de Cassia Pereira da Costa

É graduada em História bacharelado e licenciatura - pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (2004). Possui mestrado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal do Pará -UFPA (2008). E professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO/ICH/UNIFESSPA); pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia PNCSA, coordenado pelo professor Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida e a professora Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marian, participando de atividades da rede (http://novacartografiasocial.com.br/) desde 2005. Atuou como professora da Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá; onde foi coordenadora Pro-tempore do curso de licenciatura em Educação do Campo (Campus-Marabá-UFPA) no 1º e 2º semestres de 2010. Foi professora de história na rede Pública Estadual de Ensino do estado do Pará com atuação em escolas na cidade de Belém, de 2005 a 2006 e de 2008 a 2009. Coordenou no âmbito da UNIFESSPA o Projeto Cartografia Social dos Babaçuais: mapeamento social da região ecológica do babaçu com proposição no bojo das ações do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia PNCSA e através do Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia - PPGCSPA/UEMA. Coordenou o projeto de Extensão Língua em narrativas: território, práticas culturais e a cosmologia Akrãtikatêjê, objeto do Prêmio PROEX de Arte e Cultura- UNIFESSPA, 2014, voltado a produção audiovisual. Oriunda de uma comunidade tradicional Amazônica autodefinida pela identidade étnica quilombola. Tem experiência em atividades didáticas e de ensino na área de educação escolar, no ensino superior e pela atuação em projetos de pesquisas e extensão. Te atuado como instrutora em oficinas de projetos de extensão e mediadora em projetos de pesquisas com foco no mapeamento social e na produção de mapas. No ensino trabalha temas no campo da disciplina de história e antropologia, mas atuando em interface com temas de diversas áreas do conhecimento. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais da Amazônia, mulher, identidade, território, conflitos socioambientais e uso dos recursos naturais, práticas socioculturais e cartografia social. Por essas abordagens de pesquisa tem participado de Seminários, Colóquios, Congressos e intercâmbios de pesquisa no Peru, Brasil, México e Colômbia. Tem se engajado em atividades de ensino e pesquisas de caráter interdisciplinar e de foco histórico-antropológica e, recorrendo a manuseio de fontes históricas, orais, e em trabalho de campo e de abordagem etnográfica. E com a produção de cartografias e audiovisual.

Prof. Dr. Luciano Cavalcante Muniz

Administrador de Empresa e Engenheiro Agrônomo, com Mestrado em Agronegócio e Doutorado em Ciência Animal pela UFG, ambos na área de Integração Lavoura e Pecuária, com ênfase em Agronegócio e Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC, Integração lavoura pecuária floresta, sustentabilidade na agropecuária, sistema de produção Integrado, planejamento e administração rural e economia Rural. Professor adjunto III do departamento de economia rural e credenciado no programa de pós-graduação em Agricultura e Ambiente na Universidade Estadual do Maranhão. Representante da UEMA no grupo gestor ABC do Maranhão. Coordenador do controle patrimonial, logística e digitalização do núcleo de tecnologia para educação - UEMANET.

Dra. Mariana Nóbrega Garcia

Advogada, atuante na esfera cível, ambiental e minerária. Professora do IAPA - Instituto de Aperfeiçoamento em Práticas da Advocacia. Cursando Mestrado em Estudos Ambientais pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Argentina e Pós-graduada em Processo Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Ribeirão Preto, São Paulo. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, São Paulo. Inglês e Espanhol Fluentes. Vivência no desenvolvimento de estudos de interação do homem com a natureza e de mecanismos legais de proteção do meio ambiente, assim como no estabelecimento de novas diretrizes de conduta. Estudos acerca da viabilidade técnico-jurídica da exploração mineral por meio da análise dos processos de concessão de pesquisa e exploração de lavra junto à ANM. Experiência em trabalho corporativo e prestação de serviços jurídicos (contencioso e consultivo), coordenação e gestão de contratos para empresas de grande porte em diversos setores. Desenvolvimento de trabalhos de suporte ao Poder Público em processos e Ações Discriminatórias, Planos Gerais de Legitimação de Posses e procedimentos para incorporação de terras devolutas. Planejamento e elaboração de planos e projetos relacionados à regularização fundiária e situação dominial de imóveis.

Prof. Dr. Saulo Barros da Costa

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Pinheiro. É licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Líder do Grupo de pesquisa sobre Geografia, Territórios e Sociedades (CNPq). Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFMA). Atua com os povos e comunidades tradicionais em busca de garantia e permanência nos territórios, segundo processos de luta e resistência. Assessor da Comissão Pastoral da Terra, Regional Maranhão e da Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão. Além da experiência como pesquisador, tem experiência na área de Geografia, com ênfase em: ensino de geografia; relação sociedade-natureza; ordenamento territorial urbano regional/ambiental; questão agrária; campesinato e resistência camponesa; metabolismo social; conflito agrário-ambiental.

Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues de Sousa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), advogada, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009), com estágio pós doutorado pelo PNPD - Programa Nacional de Pós Pós Doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). Tem experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pesquisa empírica com direito constitucional, direito socioambiental, direito territorial, direitos humanos, relação cultura e natureza, populações tradicionais e quilombolas, convivência com o semi-árido e questões étnico-raciais. É professora Asoociada da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas - DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública, no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência - IFARADÁ e do grupo de pesquisa direitos humanos e cidadania – DiHuCi.

Prof. Dr. Benedito Souza Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1992); Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998); Mestrado em Antropologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona (2002) e Doutorado em Antropologia Social também pela Universidad Autonoma de Barcelona (2004). É professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, remanescentes de quilombos, comunidades tradicionais e unidades de conservação, conflito agrário, agronegócio, relações étnicas e raciais, violência, patrimônio imaterial e cultura popular. É lider do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (GERUR) no âmbito do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Bolsista de Produtividade da FAPEMA.

Prof. M.Sc. Joacir Rufino de Aquino

Economista filiado ao CORECON-RN, graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú) e Sócio-Efetivo da Academia Assuense de Letras (AAL). Foi agraciado com o Título de Economista do Ano 2016 pelo CORECON/RN e é Representante Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) no Nordeste (Gestão 2017-2019). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de políticas públicas, financiamento rural, pobreza rural e políticas sociais para o campo, economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente, socioeconomia do Rio Grande do Norte e da microrregião do Vale do Açu. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Júlio César Mendonça Corrêa

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (UEMA), MBA em Gestão Pública e Privada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).Exerceu o cargo de professor da UEMA; ocupou o cargo de secretário-adjunto de Crédito e Projetos Sócio-Produtivos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar; e presidiu a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

Prof. Dr. Tales Wanderley Vital

Engenheiro Agronônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1969), Mestre em Economia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1977) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Pós - Doutor em Comércio Internacional Agrícola por Paris1 Pantheon Sorbonne (1997) e Pós - Doutor em Economia Territorial por Grenoble II (2008). Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua na área de Economia Agrícola, nos temas: política agrícola, cadeia produtiva, agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Nivaldo Costa Muniz

Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Brasil(2001) Secretário Adjunto do Governo do Estado do Maranhão , Brasil.

Dra. Luciene Dias Figueiredo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutora pelo PPGCS/UFPA (2012), área de concentração Antropologia. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão - SAF, como Secretária Adjunta de Extrativismo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, gerenciamento de projetos, coordenação de equipe, projetos de desenvolvimento rural sustentável atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, gênero, participação, cidadania, planejamento e tecnologias.

M.Sc. Fabio Pierre Fontenele Pacheco

Graduado em Agronomia e Mestre em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é coordenador do Programa de Agroecologia da Associação Agroecológica Tijupá em São Luís (MA). Desde de 1998 trabalha com Agroecologia, já tendo desenvolvido atividades nas áreas de Indicadores de Sustentabilidade, Recursos genéticos locais, Manejo de Meliponídeos e Sistemas Agroflorestais.

M.Sc. Zulene Muniz Barbosa

Possui graduação em Serviço social pela Universidade Federal do Maranhão. É mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1996), doutora em Ciências Sociais - Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2002) e pós-doutorado pelo Centro de Estudo Sociais - Universidade de Coimbra . Professora adjunto III do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão exerce, atualmente, vice- coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - PPDSR, coordenadora do Grupo de pesquisa de Desenvolvimento Política e Trabalho GEDEPET e pesquisadora do Núcleo de Ideologia e Lutas Sociais- PUC/SP/NEILS. Atua na área da Ciência política com ênfase em teoria política e sociologia do Trabalho e pesquisa os seguintes temas: Estado, Desenvolvimento regional, Movimentos Sociais e Mundo do trabalho.

Dr. Roberto Porro

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1984), mestrado em Conservação e Desenvolvimento pelo Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade da Flórida (1997) e doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade da Flórida (2002). Entre 2003 e 2011 atuou como pesquisador sênior do Centro Mundial Agroflorestal (World Agroforestry Centre, ICRAF), exercendo a coordenação regional do mesmo para a América Latina, assim como a Secretaria Executiva do Consórcio Iniciativa Amazônica para a Conservação e Utilização Racional de Recursos Naturais. A partir de 2012 atua como pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém. Tem experiência na área de Antropologia Econômica, com ênfase em campesinato e meio ambiente, principalmente nos temas uso da terra na Amazônia, estratificação econômica e agroextrativismo.

M. Sc. Clovis Thadeu Rabello Improta

Médico Veterinário, mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atuou como funcionário do Serviço de Defesa Sanitária do Estado de Santa Catarina, por 35 anos, dos quais, 25 deles, coordenando o programa de Educação Sanitária e Comunicação em Saúde, da CIDASC. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Educação Sanitária e Comunicação em Saúde Agropecuária. Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal, na linha de pesquisa 1 (Educação Sanitária e Comunicação em Saúde)