XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL (SOBER-NE): Desenvolvimento, Segurança Alimentar e Políticas Públicas para o Nordeste.

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE REGRAS PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

O sistema estará aberto para submissão de artigos de 12/06 a 31/08/2019 até às 23:59h.

1. Regra geral

A Coordenação do XIV Congresso da SOBER Nordeste não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. Tampouco realiza a transferência de inscrições quites entre congressistas. O participante deve acessar o site do evento e emitir o boleto de pagamento ou pagar no cartão de crédito, se esta função estiver disponível no site.

2. Número máximo de autores e de trabalhos por autor

O número máximo de autores por artigo é de 5 (cinco), além disso, cada autor poderá submeter no máximo 5 (cinco) artigos, indiferentemente se autor ou co-autor. Em se alcançando o número de 5 (cinco) trabalhos para determinado autor, a Coordenação não aceitará o(s) trabalho(s) que forem apresentados na sequência.

3. Análise de trabalhos submetidos

Todos os artigos enviados para o XIV Congresso da SOBER-NE serão submetidos, pelo sistema blind review, para a apreciação de avaliadores com expertise na área de cada Grupo de Trabalho. O sistema blind review garante idoneidade e rigor acadêmico ao processo de avaliação dos trabalhos. Os resultados finais dessa avaliação não serão passíveis de recurso ou contestações. Os artigos aprovados para o XIV Congresso da SOBER-NE serão divulgados no site oficial do congresso em uma Lista dos Artigos Aprovados.

Sob nenhuma condição a Comissão Científica irá: (a) divulgar o nome dos avaliadores; (b) divulgar parecer; ou (c) atribuir nota individual para cada artigo aprovado ou reprovado no Congresso. A Comissão Científica avoca para si o direito de não responder, por e-mail e/ou telefone, e sob nenhuma outra via, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.

4. Regras para publicação dos trabalhos

Caso o artigo seja aprovado, este somente passará a compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos mediante o pagamento da inscrição para o Congresso, cuja data limite (para o autor apresentador) é 23/09/2019. Em não se verificando este pagamento, o trabalho aprovado estará automaticamente excluído da Programação de Apresentação dos Trabalhos e não será publicado.

ATENÇÃO:

No caso de inscrições por empenho ou depósito bancário, cada autor deve informar a Comissão Científica, por meio de email (sober.ne.2019@gmail.com), até o dia (25/09/2019). Se as inscrições forem pagas por empenho ou depósito bancário e a Comissão Científica não for informada até esta data limite, o trabalho aprovado não irá compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos.

Os certificados (de apresentação de trabalhos, bem como de participação no evento) ficarão disponíveis no site do evento.

Os Anais do Congresso serão publicados em CD-Rom. Para que o artigo selecionado venha a ser publicado nos Anais, obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Congresso, em data e local determinados pela Programação de Apresentação dos Trabalhos ou pelo agrupamento nas sessões especiais. Assim, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados, e não aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso, ou tenham sido alocados nas sessões especiais.

5. Grupos de Trabalho

No momento da submissão dos trabalhos, os próprios autores deverão classificar seus trabalhos em apenas um dos Grupos de Trabalho do evento:

GT1. SISTEMAS ALIMENTARES E SEGURANÇA ALIMENTAR
GT2. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GT3. POLÍTICA AGRÁRIA E QUESTÕES TERRITORIAIS
GT4. MERCADOS AGRÍCOLAS E CADEIAS PRODUTIVAS
GT5. AGRICULTURA FAMILIAR, COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO
GT6. TRABALHO RURAL E MIGRAÇÕES
GT7. PRODUÇÃO ORGÂNICA, AGROECOLÓGIA E AGROEXTRATIVISMO
GT8. ETNIAS, GÊNERO E QUESTÕES GERACIONAIS NO MUNDO RURAL
GT9. AÇÃO COLETIVA, PATRONATO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO
GT10. AGRICULTURA URBANA E PERIURBANA
GT11. INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS AO MUNDO RURAL
GT12. ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
GT13. TRABALHADORES SEM-TERRA E AGRICULTORES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
GT14. SEGURANÇA ALIMENTAR, CULTURA E MEIO AMBIENTE

A Coordenação não procede nenhuma reclassificação ex post. Trabalhos em que não haja informação sobre o Grupo de Trabalho ao qual estão sendo submetidos serão excluídos do processo de avaliação.

6. Formas de Apresentação de Trabalhos

Durante o Congresso, haverá apenas duas modalidades de apresentação dos trabalhos aprovados:

6.1 Sessão Oral

Neste tipo de apresentação, os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia. As sessões contarão com um responsável pela coordenação das apresentações. Os apresentadores não terão que debater outro trabalho apresentado, como ocorre no evento nacional da SOBER.

6.2 Sessão Pôster

Neste tipo de apresentação, o pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema. Os Trabalhos de Iniciação Científica obrigatoriamente deverão ser submetidos nessa categoria.

7. Formatos de Submissão dos Trabalhos

No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher: (a) Grupo de Trabalho (um dentre os Grupos de Trabalho supracitados); e também (b) Forma de apresentação de Trabalho (uma dentre as duas modalidades supracitadas).

Os trabalhos deverão ser submetidos apenas em meio eletrônico em dois arquivos:

*Arquivo 1 (para a avaliação em sistema de blind review). Contém apenas o resumo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificarem os autores. A identificação de autoria no Arquivo 1 implicará na recusa imediata do trabalho.

*Arquivo 2. Contém o resumo com os nomes dos autores e suas filiações institucionais. A ordem dos nomes deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado nos Anais Eletrônicos.

Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

a) Trabalhos para apresentação na forma de Pôster:

Resumo simples com até 1.000 caracteres em espaçamento simples em fonte tamanho 12 e em Times New Roman, incluindo tabelas, figuras e referências. Título e subtítulo em português e inglês. Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5.

No site está disponibilizado o modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logotipo do Congresso. Todos devem obrigatoriamente utilizar esse modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos nos Anais.

Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

Após a submissão não haverá a substituição de arquivos. Portanto o(s) autor(es) deve(m) ter a certeza de que o arquivo está correto e contém todas as exigências descritas acima. Após o encerramento das submissões não será mais possível enviar/substituir o arquivo.

Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão dos resumos. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) certificar-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo. A partir desta data, tampouco serão aceitas correções nos nomes (por exemplo: digitou "Sousa", mas o correto é "Souza") ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional.

Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com muita atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos no Anais Eletrônico, impressão da programação de apresentação, e para gerar a inscrição no evento (crachá, recibo e certificados). Após o encerramento do prazo de submissão não poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores etc.

Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o Grupo de Trabalho em que a pesquisa se encaixa. Artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. A Comissão Científica não procederá a reclassificação de trabalhos.

Os arquivos (Arquivo 1 e Arquivo 2) devem ser gravados no site e após o término da operação deve ser feita a conferência se o upload foi realizado com sucesso. A falta do arquivo ou qualquer incorreção no mesmo impossibilitará a avaliação.

Após a divulgação dos resultados no dia 09/09, os autores que tiverem seus trabalhos aprovados terão até o dia 23/09 para envio do trabalho completo. Nesse período o site do evento terá uma área para que seja feita o upload do documento.

b) Trabalho completo

O texto deve ter no mínimo 8 e no máximo 20 páginas, em espaçamento 1,5, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências, etc. As páginas devem ter formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros. Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Títulos e subtítulos deverão ser digitados em português e inglês, em letras maiúsculas e em negrito. Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5.

O(s) autor(es) devem certificar-se de que seu(s) endereços eletrônicos (e-mail) sejam informados corretamente, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos ao evento serão enviados para esses endereços.

Chamamos a atenção para o fato de que os trabalhos serão inseridos nos Anais exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Participantes do XIV Congresso da SOBER Nordeste que pagarem inscrições por empenho ou depósito bancário precisam informar a coordenação do evento através do e-mail sober.ne.2019@gmail.com até o dia 22/10/2019.

Os coautores que também forem comparecer ao Congresso, bem como os demais participantes que não desejem submeter trabalhos científicos, devem fazer um cadastro para inscrição como participante.

Para melhor organização da agenda dos participantes do Congresso da SOBER-NE, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será feita no dia 30/09 haja vista o calendário de avaliação blind review que este sistema requer, e o prazo para pagamento dos trabalhos aprovados e de sua conferência.

A ordem, local e data de apresentação dos trabalhos aprovados no XIV Congresso da SOBER-NE serão determinadas pela Comissão Científica com base nas sugestões dos Coordenadores de Grupo de Trabalho, que realizam esta organização por sessões temáticas que obedecem a critérios de classificação por afinidades de assuntos. A Comissão Científica não permitirá nenhuma imposição e nem procederá, sob hipótese alguma, remanejo dos dias e horários determinados para a apresentação dos trabalhos, conforme orientação do congressista, bem como a alteração de sua apresentação in loco. A SOBER-NE espera que seu congressista, com trabalho aprovado, se programe para participar do Congresso como um todo, aproveitando o máximo possível deste qualificado fórum científico. A SOBER-NE não emitirá nenhuma resposta, seja via e- mail, telefone e/ou qualquer outra via, para contestações que indaguem sobre o teor deste parágrafo.